Equações de maxwell
As Equações de Maxwell, propostas pelo Físico e Matemático James Clerk Maxwel, relacionam os vetores campo elétrico E e campo magnético B às suas fontes, que podem ser cargas elétricas, correntes elétricas ou campos variáveis. A partir das equações de Maxwell, é possível demonstrar todas as leis fundamentais da eletricidade e do magnetismo, como: as Leis de Coulomb, Gauss, Biot-Savart, Ampère e Faraday. Essas leis experimentais são válidas de forma geral exceto a lei de ampère, que se aplica apenas para correntes contínuas em regime permanente .
A corrente de deslocamento de Maxwell
Maxwell identificou uma falha na lei de ampère que relaciona a integral de linha de um campo magnético em torno de uma curva fechada C com a corrente que passa através de qualquer superfície limitada por essa curva. Essa falha acontece quando duas superfícies limitadas pela mesma curva C e a corrente I passa em apenas uma das superfícies, parando em um capacitor. Esse problema surge quando a corrente não é continua Maxwell mostrou que a lei pode ser generalizada, para todas situações , se a corrente I na equação for substituída pela soma da corrente I com o termo Id, chamado de corrente de deslocamento de Maxwell:
Id = ε0 dΦedt Onde Φe é o fluxo do campo elétrico da superfície limitada pela curva C. A forma generalizada de lei ampère é:
CB. dl =μ0(I+ Id) = μ0I + μ0ε0 dΦedt
As Equações de Maxwell
Lei de Gauss: A equação da lei de Gauss estabelece que o fluxo do campo elétrico através de qualquer curva fechada é igual a 1/ ε0 vezes a carga liquida dentro da superfície