Equações de Maxwell
RESUMO
O eletromagnetismo descreve como as cargas elétricas interagem. Esta interação se dá por intermédio do campo eletromagnético que podemos decompor em duas partes: o campo elétrico e o campo magnético.
A revisão bibliográfica apresenta as equações de Maxwell, bem como sua interpretação. (lei de Gauss), (lei de Gauss do magnetismo), (lei de Faraday), (lei de Ampère-Maxwell).
Apresenta ainda o conceito de corrente de deslocamento e a relação das equações e constatações de Maxwell com as ondas eletromagnéticas, o que propiciou uma série de desenvolvimentos tecnológicos que revolucionaram a nossa civilização.
1- INTRODUÇÃO
As Equações de Maxwell são um grupo de quatro equações, assim chamadas em honra a James Clerk Maxwell, que descrevem o comportamento dos campos elétrico e magnético, bem como suas interações com a matéria. As quatro equações de Maxwell expressam como cargas elétricas produzem campos elétricos (Lei de Gauss), a ausência experimental de cargas magnéticas, como corrente elétrica produz campo magnético (Lei de Ampère), e como variações de campo magnético produzem campos elétricos (Lei da indução de Faraday).
Maxwell, em 1864, foi o primeiro a colocar todas as quatro equações juntas e perceber que era necessária uma correção na lei de Ampère: alterações no campo elétrico atuam como correntes elétricas, produzindo campos magnéticos.
As formulações de Maxwell em 1865 estavam em termos de 20 equações de 20 variáveis, que incluíam diversas equações hoje consideradas auxiliares do que chamamos de "Equações de Maxwell" — a Lei de Ampère corrigida, Lei de Gauss para carga, a relação entre densidade de corrente total e de deslocamento, a relação entre campo magnético e o vetor potencial, o relacionamento entre campo elétrico e os potenciais escalar e vetorial, o relacionamento entre campos elétrico e de deslocamento, Lei de Ohm relacionando intensidade de corrente e campo elétrico e a equação