Equações de maxwell
CAMPUS BURITIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSOS DE ENGENHARIA DE ELÉTRICA, CIVIL E MECANICA
EQUAÇÕES DE MAXWELL
Belo Horizonte 2012
Equações de Maxwell
Em eletrodinâmica clássica, equações de Maxwell são um sistema de equações diferenciais parciais e par linear que descreve a interação eletromagnética. Eles expressam a evolução dos campos eletromagnéticos em relação à distribuição de cargas e correntes que geram-nos. As Equações de Maxwell são escritas, com o formalismo de Heaviside e de Lorentz, como um sistema de quatro equações, de que duas vetoriais e duas escalares, colocando, então, até oito vinculos. Mas as incógnitas que aparecem são quatro vetor funções vetoriais E,H,D e B, ou seja, 12 incógnitas escalares funções de posição e tempo. Essas funções de posição e tempo representam os campos respectivamente; elétricos, de indução magnética, de deslocamento elétrico e o campo magnético. As seguintes duas equações homogêneas valem tanto no vácuo quanto nos meios materiais:
Eles, respectivamente, representam na forma diferencial, ou seja, válida localmente, a lei da indução eletromagnética de Faraday-Lenz-Neumann e a lei do fluxo do campo magnético de Gauss que, em outras palavras, descreve a inexistência de cargas magnéticas isoladas ou monopólos magnéticos.
As seguintes duas equações descrevem como matéria interage com os campos elétricos e magnéticos, polarizando entre eles:
Na ausência de outras forças, equações de Maxwell, juntamente com a segunda lei de Newton e a Lei de Lorentz , onde o vetor v é a velocidade com que ele se move a carga q no sistema de referência considerada, descrevendo os fenômenos eletromagnéticos clássicos, ou seja, a evolução dinâmica do campo e sua gênese por distribuições de carga.
Equações de Maxwell, em sentido estrito, nos meios materiais não constituem um problema colocado bem como o número de equações é menor que o número de incógnitas: nem toda