equação do 1° grau
Uma função é chamada de função do primeiro grau quando eapresenta a seguinte lei de formação: f(x) = ax + b, sendo a e b números reais e a diferente de zero. Observação: Nesta função, a e b são chamados de coeficientes e x é a variável independente.
Exemplo:
f(x) = 5x -3, onde a=5 e b = - 3 f(x) = -2x -7, onde a = -2 e b = - 7 f(x) = 11x, onde a = 11 e b = 0
Uma função do primeiro grau sempre vai ter o mesmo tipo de gráfico. O gráfico será uma reta para qualquer que seja os valores de "a" e de "b" que tivermos. Inclusive cada parte da fórmula de uma função do primeiro grau possui um nome, e desempenha um papel muito importante no gráfico desta função.
* Coeficiente Angular
Este número que acompanha o "x" (coeficiente de "x"), é chamado de coeficiente angular, pois é ele que vai dizer se a reta é mais inclinada ou menos inclinada. E analisando este coeficiente que iremos dizer se a função é crescente ou decrescente, ou seja, se o "a" for positivo, nossa reta é crescente, se o "a" for negativo, nossa reta é decrescente.
Exemplos:
Este exemplo tem o coeficiente angular a=2, então a reta é crescente.
Este exemplo tem o coeficiente angular a=-1/2, então a reta é decrescente.
* Coeficiente Linear
O coeficiente linear é o número sozinho que fica no final da função, quando a função está no formato geral (y=ax+b),ou seja, é o “b”. Pois qualquer ponto que se encontra sobre o eixo Y, tem o valor de X igual à zero, e se colocarmos em uma função o X valendo zero, só nos sobrará dizer que y é igual ao coeficiente linear.
Exemplo:
Este exemplo tem o coeficiente linear b=3, então a reta irá cortar o eixo Y no ponto (0;3).
Função do 2° grau
Função Polinomial do 2º Grau ou Função Quadrática é a função real definida por:
f(x) = ax² + bx + c
Onde a, b e c são