os luzidas
A formação do engenheiro de petróleo e gás é abrangente, destacando o conjunto de técnicas para a extração dos combustíveis. O profissional que passa pela graduação nessa área adquire competência para desenvolver projetos e atuar na consultoria ambiental. Ao longo do curso superior, a grade curricular inclui geologia, geofísica, química, entre outras disciplinas.
O engenheiro especializado no trabalho com petróleo e gás está apto para desempenhar funções em refinarias, plataformas marítimas, petroleiros e indústrias petroquímicas. O setor petrolífero está em ascensão, em especial com a descoberta de novas jazidas no Brasil.
Com a exploração do pré-sal, a faculdade de engenharia de petróleo e gás promete se tornar ainda mais interessante e lucrativa no mercado de trabalho. Só a Petrobrás prevê a contratação de 9 mil pessoas até 2014 para atuar no segmento petrolífero. Os engenheiros de petróleo estão esperançosos com as oportunidades de emprego, afinal, há ainda muito que explorar no pré-sal nas cidades litorâneas.
O curso gratuito de engenharia de petróleo e gás é promovido por uma das mais competentes instituições de ensino superior do país, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Com duração de cinco anos, a formação incentiva as atividades de pesquisas e descoberta de novas tecnologias para inserir no setor petrolífero. Os alunos podem permanecer na universidade para participar de um programa de pós-graduação e atribuir novas competências ao currículo.
A Estácio de Sá também promove o graduação em engenharia de petróleo e gás em sete campus no Rio de Janeiro. O curso é credenciado e