Equação de Bernoulli
O Princípio de Pascal, ou Lei de Pascal, é o princípio físico elaborado pelo físico e matemático francês Blaise Pascal (1623-1662), que estabelece que a alteração de pressão produzida num fluido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido e às paredes do recipiente. Quando é exercida uma pressão num ponto de um líquido, essa se transmite a todos os pontos do líquido. È o que ocorre, por exemplo, quando um carro é elevado num macaco hidráulico,
Ou quando um motorista aciona o freio de seu automóvel.
Nos dois casos o fluido é pressionado em um ponto e se expande para o outro.
Esses fatos são explicados pelo princípio de Pascal, os acréscimos de pressão sofridos por um corpo de um líquido são transmitidos integralmente a todos os pontos do líquido e das paredes do recipiente onde este está contido.
Assim como a pressão é transmitida uniformemente para todo o fluido temos que:
p1 = F1/A1 e p2 = F2/A2 assim, F1/A1 = F2/A2
Portanto as intensidades das forças aplicadas são diretamente proporcionais às áreas dos êmbolos. Por exemplo, se a área A2 for dez vezes maior que a área A1, a força F2 terá intensidade dez vezes maior que F1.
A diferença de pressão devida a uma diferença na elevação de uma coluna de fluido é dada por:
onde, usando o Sistema Internacional de unidades,
ΔP é a pressão hidrostática (em pascal), ou a diferença de pressão entre dois ponto da coluna de fluido, devido ao peso do fluido; ρ é a densidade do fluido (em quilogramas por metro cúbico); g é aceleração da gravidade da Terra ao nível do mar (em metros por segundo ao quadrado);
Δh é a altura do fluido acima (em metros), ou a diferença entre dois pontos da coluna de fluido.
Aplicações
A equação descreve que o acréscimo de pressão produzido num líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.
Travões
Prensas hidráulicas
Elevadores hidráulicos
Direções hidráulicas
Amortecedores