Epistemologia da Ciência
Centro de Ciências Sociais e Educação
Curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Física - PTP
Jessileno Pinheiro da Silva
Dissertação: Contribuições da epistemologia da Ciência para o ensino de ciência
Mãe do Rio
2013
Contribuições da epistemologia da Ciência para o ensino de ciências
A epistemologia da ciência nos mostra de forma organizada a evolução da linha do tempo dos períodos científicos, desde a antiguidade até hoje em dia. A leitura dos textos nos revela o cenário sociocultural e político-religioso nas épocas das descobertas mais importantes da humanidade, a visão sobre as divergências de conceitos no plano filosófico entre os grandes pensadores teóricos e os cientistas experimentais. E, também, a dificuldade de se superar mitos enraizados na razão popular ou religiosa de cada época.
A teoria do conhecimento tem contribuído de forma significativa para a evolução da perspectiva educacional no ensino de ciências. Os estudos sobre os filósofos e cientistas, que contribuíram para a postulação das atuais correntes do saber cientifico, são de suma importância para a fixação dos conteúdos ministrados pelos professores nas aulas de ciência. Pode-se considerar que a epistemologia serve como um guia didático geral para os estudos sistemáticos das propostas pedagógicas impostas ao ensino/aprendizagem de ciências. Muitas vezes, esses tópicos históricos chamam muito mais atenção dos alunos, que a própria fundamentação pratica de determinado assunto da disciplina.
Saber como chegamos até aqui, no âmbito cientifico, é uma das mais perceptíveis motivações nos questionamentos dos estudantes nas aulas de ciências. Por isso, faz-se necessário o uso constante desta ferramenta educativa. A epistemologia é tão importante quanto o domínio das formulas cientificas, nela encontramos a verdadeira essência da construção de conhecimento.