epidemilogia
Tipos de estudos epidemiológicos Na saúde existe tipos específicos de delineamento de estudos para estudar efeitos e diagnostico que consideram e se adaptam a fatores especiais como problemas baixo e alto. Diferentemente de outras ciências as investigações são feitas sobre a saúde das próprias pessoas, o que limita muito a aplicação dos tipos de estudo preferidos pelas demais áreas correlatadas. Nos estudos de fatores para cada tipo de situação pode ser possível intervir em um fator livremente, intervir condicionalmente, intervir igualmente ou não intervir nos estudos de diagnósticos pode ser permitido aplicar as técnicas de diagnostico, apenas uma ou nenhuma. Todos esses parâmetros geram tipos de estudo típicos da saúde e com tipo de viés (erros sistemáticos) conhecidos que são muito importante para a avaliação critica de um trabalho e sua importância.
Os tipos de estudos podem ser:
1.Qualitativos: Utiliza conceitos, comportamentos, percepções, informações das pessoas ( coleta e dados: observação, , entrevistas e leituras): refere-se a estudos profundos, subjetivos; usados em larga escala nas ciências sociais.
2.Quanlitativos: São objetivos na busca para explicação dos fenômenos, ênfase numericamente aplicação na área da saúde.
2.1- Estudos de caso O estudo de caso é um tipo de estudo descritivo básico ,cujos relatos são cuidadosos e detalhados de um único ou poucos