Enzimas
DOENÇA Infecção (OPAS): “quando ocorre a penetração e desenvolvimento ou multiplicação de um agente infeccioso no organismo de uma pessoa ou animal”.
Doença infecciosa (OPAS): “doença clinicamente manifesta, do homem ou dos animais, resultante de uma infecção”. • crônicas, que se desenvolvem em longo prazo, ou • agudas, de curta duração.
Epidemiologia das Doenças transmissíveis
DOENÇA
Doença contagiosa: doenças infecciosas cujos agentes etiológicos atingem indivíduos sadios através do contato direto desses com indivíduos infectados. Toda doença contagiosa é infecciosa. O contrário não é verdadeiro.
Epidemiologia das Doenças transmissíveis
Doença transmissível: “É qualquer doença causada por um agente infeccioso específico, ou os seus produtos tóxicos, que se manifesta pela transmissão deste agente ou de seus produtos, de uma pessoa ou animal infectado ou de um reservatório a um hospedeiro suscetível, direta ou indiretamente por meio de hospedeiro intermediário, de natureza vegetal ou animal, de um vetor ou do meio ambiente inanimado (ar, água e solo)”. (OPAS)
Epidemiologia das Doenças transmissíveis
Doença manifesta ou clínica, que apresenta todas as manifestações clínicas. Doença inaparente ou sub-clínica ou assintomática, quando o indivíduo não apresenta os sinais clínicos manifestos.
Waldman, EA – Vigilância em Saúde Pública, 1998.
Epidemiologia das Doenças transmissíveis
Doenças de isolamento: são as doenças que exigem isolamento do paciente durante o período de transmissibilidade da doença.
Tuberculose: isolamento respiratório/uso de máscaras adequadas Cólera: isolamento entérico/uso de luvas para lidar coma as fezes Infecção estafilocócica cutânea: contato/uso de luvas e capote Difteria: total/uso de luvas, máscaras, gorro, capote.
Epidemiologia das Doenças transmissíveis
Período de incubação: é o intervalo de tempo que decorre entre a exposição ao agente infeccioso e o aparecimento de