Bahaus
“Vamos criar uma nova guilda de artesãos, sem a distinção de classes que ergue uma barreira arrogante entre artesão e artista!”
- Walter Groupius, manifesto da bauhaus, 1919-
A frase acima praticamente resume a principal ideia da escola BAHAUS, de design, artes plásticas e arquitetura de vanguarda que funcionou entre 1919 e 1933 na Alemanha. A Bauhaus foi uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado Modernismo no design e na arquitetura, sendo a primeira escola de design do mundo.
A escola foi fundada por Walter Gropius em 25 de abril de 1919. A intenção primária era fazer da Bauhaus uma escola combinada de arquitetura, artesanato, e uma academia de artes, e isso acabou sendo à base de muitos conflitos internos e externos que se passaram ali. A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.
A Bauhaus (“casa para construir, crescer, nutrir”) foi uma escola sediada em Weimar, Alemanha, em abril de 1919, sob a direção do arquiteto Walter Gropius (1883-1969). Formada pela cooperação entre a existente Academia de Belas Artes de Weimar e a Escola de Artes e Ofícios, visando capacitar os alunos na teoria e na prática das artes, dando-lhes condições de criar produtos que fossem ao mesmo tempo artísticos e comerciais…
Gropius imaginava uma comunidade em que professores e alunos morariam e trabalhariam juntos. Esse conceito se reflete no nome do grupo, que alude às choupanas dos pedreiros medievais (Bautütten). Por um lado, a intenção da Bauhaus era formar artistas, designers e arquitetos mais responsáveis socialmente. Por outro lado, ela pretendia nada menos do que o progresso da vida cultural da nação e o aperfeiçoamento da sociedade.
Com tais propostas utópicas, a Bauhaus pode ser mais bem entendida no contexto dos debates travados na Alemanha ( e em outros países) desde o fim do século XIX ( Jungendstil e Deutscher Wrkbund). No manifesto que