Engrenagens
Engrenagens são elementos rígidos utilizados na transmissão de movimentos rotativos entre eixos. Constituem-se basicamente de dois cilindros nos quais são fabricados dentes. A transmissão se da através do contato entre os dentes. Como são elementos rígidos, a transmissão deve a atender a algumas características especiais, sendo que a principal é que não haja qualquer diferença de velocidade entre os pontos em contato quando da transmissão do movimento. Eventuais diferenças fariam com que houvesse perda de contato ou travamento, quando um dente da engrenagem motora tenta transmitir alem da que outro dente da mesma engrenagem em contato transmite.
Engrenagens são usadas em vários tipos de máquinas e equipamentos. Estão presentes nas mais diversas aplicações: área da mobilidade (aérea, naval, agrícola, automotiva); área industrial (usinagem, produção, transporte, movimentação de carga, controle de qualidade, robôs); área comercial (equipamentos de controle, registradores, componentes eletrônicos); eletrodomésticos (liquidificadores, batedeiras, máquinas de lavar).
É um elemento de máquina razoavelmente complexo, tanto para o projeto como para a fabricação, e para a manutenção. Dependendo da aplicação exige projeto específico, ou pode ser selecionada a partir das dimensões normalizadas. Utilizam-se engrenagens principalmente na transmissão de movimentos com o objetivo de ganho de torque, controle do movimento, alteração de direção de movimento. Exemplo: Engrenagem (figura 1.1).
Figura 1– Engrenagem
O projeto de engrenagens é um procedimento bastante complexo que sofre pressões na construção por menor custo, maior capacidade de transmissão de potência, maior vida de utilização, menor peso e funcionamento com baixo ruído. A satisfação de cada um desses itens envolve um grande número de variáveis, tais como: parâmetros de projeto, tipos de materiais custo, possíveis processos de fabricação e as características resultantes de cada processo,