Planejamento estrategico
Neste trabalho acadêmico, é proposto um planejamento estratégico que auxilia a Instituição de Ensino José De Alencar a melhorar seu desempenho na área Educacional na realização do processo de planejamento estratégico. O modelo foi resultado de uma análise de metodologias existentes e foi melhorado levando-se considerações críticas e sugestões de pessoas com experiência em administração de pequenas empresas no setor de TI.
Os episódios externos podem ser caracterizados pelas mudanças no ambiente institucional. Segundo North (1990), “o maior papel das instituições na sociedade é reduzir a incerteza, estabelecendo uma estável (porém não necessariamente eficiente) estrutura para interação humana”. O ambiente institucional é definido como as regras que ditam as estratégias das organizações. Entender a forma como este ambiente se estrutura é fundamental para traçar as estratégias públicas, privadas e coletivas que proporcionem um nível de bem estar adequado, desejadas pela sociedade.
Fatoes internos
Em busca da realização dos nossos objetivos, a instituição tem de administrar episódios internos que culminão na formalização do PE: Os principais episódios são: resultados deficitários, necessidade de gerar diferenciação, mudança estrutural, habilidades, perfil e competências exigidas pelas funções dos coordenadores de curso.
Na gestão da instituição ampliou-se a preocupação com os resultados deficitários. A manutenção de projetos deficitários. Para contornar o problema, propostas capazes de reverter esta situação são esperadas de seus gestores. Um planejamento torna-se necessário para a eliminação de atividades deficitárias que precisam ser cuidadosamente estudadas antes, sendo necessário rever os projetos dos diversos cursos e áreas de conhecimento na instituição.
O fato complicador é que determinados projetos, mesmo deficitários, não significam que devam ser eliminados, pois é possível identificar novos caminhos para estes projetos. Em uma