Contabilidade de custo
RESUMO:
Devido à grande necessidade das empresas de reduzirem e controlarem seus custos, a contabilidade de custos vem ganhando forças no mercado, auxiliando assim, as empresas nas tomadas de decisões. Dentro de um controle de custos é necessário que o contador saiba exatamente o produto a ser fabricado pela empresa, suas características, etc., ou seja, é necessário que o contador esteja intimamente ligado diretamente dentro da empresa para conhecer os processos produtivos, e após realizar a coleta e levantamento de informações a serem repassadas aos gestores das empresas. Assim, este artigo busca descrever alguns pontos relevantes sobre a contabilidade de custos e também sobre o método de custeio por absorção.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente as organizações buscam cada vez mais ferramentas de controles de seus custos, de processos, enfim, com objetivo de tornarem-se mais competitivas perante seus concorrentes.
Em meio a tantas mudanças tecnológicas, as empresas estão enxergando cada vez mais a contabilidade de custos como uma ferramenta no auxílio as tomadas de decisões, de uma vez que as empresas necessitam controlar e reduzir constantemente seus custos de fabricação/produção ou serviços.
A contabilidade de custos visa obter informações, processá-las e apresentá-las as organizações, identificando ao final os custos de seus produtos. Com isto, as empresas conseguem verificar a “contribuição” de cada produto no resultado/lucro, e também conseguem identificar aquele produto que não está sendo rentável, e que pode até ser substituído por outro, ou incrementado, se assim a empresa considerar relevante.
Porém, dentro da contabilidade de custos, existem diversos métodos de custeios a serem adotados pelas organizações no momento da aplicação efetiva de custos, observando sempre que nem todos os métodos disponíveis para aplicação prática são aceitados pelo fisco. Dentre os mais conhecidos métodos de custos, pode-se citar o