Enzimas
Figura 01: Mecanismo de ação enzimática http://www.mundoeducacao.com/biologia/enzimas.htm
As enzimas são catalizadoras que aumentam a grandeza da velocidade das reações, e por serem altamente especificas, selecionam as que irão ocorrer. Quando há a elevação da temperatura de um sistema, as moléculas adquirem um conjunto energético maior, para que as mesmas possam reagir, devem ter uma energia que lhes permita atingir um estado reativo, que é frequentemente chamado de estado de transição, naturalmente se há a elevação da temperatura um número maior de moléculas atinge a energia necessária para reagir, logo a velocidade da reação aumenta. (MARZZOCO, 1990)
Em muitas reações químicas, a energia dos reagentes é convertida com muita eficiência a uma forma diferente, as enzimas podem então utilizar a energia das ligações químicas do ATP de muitas maneiras. A enzima e miosina transforma a energia do ATP em energia mecânica da contração muscular, vamos considerar como exemplo as enzimas proteolíticas, estas enzimas catalisam a proteólise, que é a hidrolise de uma ligação peptídica. (STRYER, 2002)
As enzimas que se combinam com o reagente criam um novo caminho para a reação, que requer uma menor energia de ativação, as mesmas como todas as proteínas, são sintetizadas pelas próprias células. Muitas enzimas provocam aumento de 10 ¹³ vezes na velocidade da