O que é PIB
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de mensurar a atividade econômica de uma região.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário. Isso é feito com o intuito de evitar o problema da dupla contagem, quando valores gerados na cadeia de produção aparecem contados duas vezes na soma do PIB.
De onde vem os dados para esse cálculo?
No Brasil, o cálculo do PIB é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), primeiramente a partir de dados já existentes de pesquisas anteriores (na indústria, comércio e agropecuária). O IBGE obtém esses dados através de formulários que são enviados às empresas e ao governo. Os formulários são devolvidos preenchidos e, a partir desses dados e outros recolhidos anteriormente pelo próprio instituto, os técnicos do IBGE analisam, fazem os cálculos e chegam ao resultado final do PIB.
O que significa “PIB alto”?
Quando ouvimos ou lemos que o PIB de uma nação aumentou, isso significa que as empresas estão produzindo e vendendo mais e as pessoas estão consumindo mais, o que quer dizer que o país está economicamente mais ativo, gerando mais riquezas.
PIB nominal e PIB real
Quando se procura comparar ou analisar o comportamento do PIB de um país ao longo do tempo, é preciso diferenciar o PIB nominal do PIB real. O primeiro diz respeito ao valor do PIB calculado a preços correntes, ou seja, no ano em que o produto foi produzido e comercializado, já o segundo é calculado a preços constantes, onde é escolhido um ano-base onde é feito o cálculo do PIB eliminando assim o efeito da inflação. Para avaliações mais consistentes, o mais