enzimas
Segundo SOARES (2000) as enzimas compõem um grupo de proteínas especiais que têm a capacidade de catalisar (termo usado pelos químicos para descrever qualquer substância que sem se alterar tem a capacidade de regular a velocidade de uma reação química) essas reações químicas podem ser intra e extracelulares, ressaltando que todas as enzimas são proteínas e podem acelerar de 100 (cem) milhões até 100 (cem) bilhões de vezes a velocidade com que transcorreria uma reação química sem a presença de tal substância. Por isso que se diz que as enzimas dispensam a energia de ativação (altas temperaturas) necessária para a ocorrência da maioria das reações químicas que se passam nas células e nos organismos.
AÇÃO DE ENZIMAS SOBRE DETERMINADOS SUBSTRATOS
Substratos são substâncias sobre os quais agem as enzimas. Por exemplo: a sucrase (enzima) atua sobre a glicose e a frutose induzindo-as para a combinação formando a sacarose. Sendo assim, a glicose e a frutose são substratos da sucrase. Definindo então, cada enzima atua sobre um tipo específico de substrato, não tendo efeito sobre os quais não terá efeito.
Vejamos alguns exemplos de reações químicas e o efeito das enzimas sobre os substratos:
Glicose + Glicose Maltose (A enzima que atua sobre a reação é denominada maltase)
Glicose + Sacarose Sacarose (A enzima que atua sobre a reação é a Sucrase)
Glicose + Galactose Lactose (A enzima que atua sobre a reação é a lactase)
Sabe-se que as enzimas fornecem um sítio o qual as substâncias reagentes aderem e sobre o qual as reações têm seu determinado lugar. Esta parte das enzimas é denominada sítio ativo. As moléculas reagentes (o substrato) ajustam-se ao sítio ativo, a relação entre o sítio ativo e o substrato é muito precisa, podemos tomar como exemplo o modelo da fechadura e da chave. Podemos também afirmar que o sítio ativo é o resultado do dobramento muito preciso da cadeia protéica em uma estrutura globular altamente específica.
As variações na