Enxertia
A enxertia é um processo assexuado de multiplicação vegetativa. Na realidade, não passa de clonagem vegetal
Os mecanismos de desenvolvimento de novas plantas podem ocorrer espontaneamente na natureza ou podem ser provocadas pelo homem. A enxertia é um método de
Consiste na união dos tecidos de duas plantas, geralmente de diferentes espécies, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto (garfo) e o porta-enxerto (cavalo). O garfo, cavaleiro ou enxerto é a parte de cima, que vai produzir os frutos da variedade desejada e o cavalo ou porta-enxerto é o sistema radicular, o qual tem como funções básicas o suporte da planta, fornecimento de água e nutrientes e a adaptação da planta às condições do solo, clima e doenças. Essa técnica só é possível porque as células vegetais são totipotentes.
Pode ser feita através de vários métodos: • Garfagem
• Borbulhia
•Encostia
Estes métodos dependem da planta, pois cada espécie se adapta a um tipo
Garf ag em
O princípio básico da enxertia por garfagem é fazer com que o câmbio do cavalo (planta que vai servir de base) e o do garfo fiquem em contacto (o câmbio é uma camada vegetal que fica abaixo da casca propriamente dita).
O segredo é conseguir um garfo de diametro igual ao do cavalo. Se assim for as hipóteses do enxerto se desenvolver são bem maiores.
Depois de se ter colectado o garfo, faz-se uma incisão em forma de cunha.
Selecciona-se o cavalo e faz-se também uma incisão no mesmo
Depois introduz-se o garfo no cavalo
Por fim amarra-se a junção e por vezes, cobre-se com um saco de plástico, criando assim efeito de estuda para o garfo não desidratar. Bo r b
ulhia
A enxertia de borbulha é um método de propagação muito satisfatório, que consiste em destacar de uma planta um fragmento de casca munido de um gomo, inserindo-o no caule de outra planta.
Escolhido o galho, escolhe-se uma gema,
podando