Enxertia
Isto sucede principalmente com as espécies que utiliza como alimento - como as árvores de fruto, os legumes e os cereais -, mas também com as flores ou com as árvores produtoras de madeira.
É a operação que tem por fim fixar uma porção de uma planta sobre outra (geralmente da mesma espécie), soldando-se em seguida os tecidos das camadas postas em contacto passando a constituir uma só planta.
Enxerto, Garfo ou Cavaleiro – é a parte de cima da planta que vai produzir os frutos da variedade desejada. É a porção de vegetal que se adapta a à outra.
•
• Porta-enxerto ou Cavalo – é a planta ou porção desta que com as suas raízes há-de sustentar o enxerto. Parte inferior da planta ou o suporte da mesma.
Material Utilizado na Realização da Enxertia
-canivete de enxertia (devidamente amolado
e limpo);
-tesoura de poda; -pedra de afiar; -serrote; -ráfia ou fita; -saco plástico; -cordel;
A enxertia pode ser feita por vários métodos, sendo os mais comuns: -a encostia,
- a borbulhia, -a garfagem com as suas variações, conforme a planta, pois cada espécie se adapta melhor a um tipo.
O enxerto de garfo ou garfagem consiste em fixar um pedaço de ramo (garfo) no caule de um outro vegetal (cavalo) de forma a que o ramo se desenvolva.
A garfagem pode ter mais do que um garfo pois o cavalo está decapitado.
O enxerto de borbulha ou borbulhia consiste em retirar um rebento de uma certa qualidade, abrir um corte em T, colocar o rebento e atar com uma fita ou ráfia.
Época da Enxertia
A temperatura mais conveniente é a que anda por volta de 20º a 25º C. É a esta temperatura que há uma grande actividade celular e, tanto o garfo como o cavalo produzem tecidos cicatrizais em abundância e a