Atividade Cosan
1 – Rivalidade entre os concorrentes:
A rivalidade entre os concorrentes é realmente grande. Primeiro porque o produto principal de toda concorrência, a cana-de-açúcar, é capaz de gerar três importantes riquezas: Açúcar, Etanol e Cogeração de Energia, fazendo com que a compra e fusão de empresas que trabalham nos três diferentes setores se torne algo recorrente e necessário.
Essas três riquezas aliadas a um mercado extremamente pulverizado, transformam a compra de novas empresas e as alianças e uma forma de sobrevivência no setor. O Brasil além de estar entre os maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo, se tornou um dos maiores consumidores de combustíveis renováveis como o etanol, a partir do momento em que carros bicombustíveis passarão a ser comercializados no país. Estes dados despertam o interesse de grandes empresas internacionais, que passam a realizar aquisição de refinarias nacionais com grande poder de produção de açúcar para, além do açúcar, produzir o etanol e a cogeração de energia, visando não só o grande crescimento do mercado nacional, mas também o crescimento internacional para exportação. Atualmente as maiores rivais da Cosan são as grandes refinarias e empresas de combustíveis e energia internacionais, além de sua entrada em diferentes segmentos como logística, transporte, distribuição de combustíveis, o que torna a gerência de otimização de custos e processos extremamente importante para manutenção do crescimento da empresa.
Cabe a Cosan continuar atenta ao mercado, adquirindo novas refinarias e realizando novas Joing Venture com grandes empresas, assim com a realizada com a shell, para manutenção da liderança, e o trabalho intenso na otimização de custos e gerência de novos projetos nas diferentes áreas de atuação no qual a Cosan se inseriu.
2 – Barreiras a entrada de novos concorrentes:
Por ser um segmento bastante pulverizado, as barreiras para novos concorrentes não são grandes como se imagina.