Desprezo por questões sociais
Um assunto pouco combatido porem com enormes efeitos quando desprezada é a questão social ignorada pelos gestores, estes efeitos atingem diretamente as finanças e investimentos e consequentemente o moral da empresa perante funcionários, fornecedores, clientes e sociedade como um todo.
Empresas que desrespeitam ou simplesmente ignoram seu papel social estão jogando fora dinheiro e perdendo mercado para outras instituições que priorizam este fator.
Diversas empresas hoje investem no setor social, seja por meio de campanhas de educação por diversas mídias, reciclagem de seus próprios produtos fabricados, replantação de áreas verdes devastadas por suas próprias industrias e de terceiros, investimento em despoluição de rios e terras às margens das empresas, construção de "espaço verde" para a população local as margens das empresas, investimento e ajuda em instituições voltadas a educação ou profissionalização de jovens e adultos fora do mercado de trabalho, ajuda à instituições voltadas a pessoas carentes ou deficientes, entre outros papeis sociais.
Esta função social das empresas deve ser vista como obrigação nos dias atuais, uma empresa com responsabilidade social só tem a ganhar com ações voltadas ao próximo e consequentemente seu crescimento financeiro e empresarial vem naturalmente.
Empresa escolhida para análise: Grupo Cosan
O grupo Cosan formado por um aglomerado em empresas voltadas ao seguimento do açúcar e álcool cujas principais usinas estão situadas no interior do Estado de São Paulo nas Cidades de Piracicaba (Usina Costa Pinto) e Santa Bárbara do Oeste (Usina Santa Bárbara) e que por sinal deram origem ao nome, conta também com grande participação acionária na Usina da Barra, um das maiores do pais.
A empresa em questão foi escolhida por ter forte atuação na responsabilidade social abrangendo vários aspectos como veremos a seguir, interagindo com funcionários, instituições publicas e privadas, atendendo a