Pedagogia em Ação
Curso de Pedagogia
Camila de Souza Costa Fonseca
A LÍNGUA DE EULÁLIA
Pará de Minas
2014
Camila de Souza Costa Fonseca
A LÍNGUA DE EULÁLIA
Resenha Resumo avaliativo á
Disciplina de Metodologia Científica
Faculdade de Pará de Minas.
Orientador (a): Ana Paula Ferreira
Pará de Minas
2014
BAGNO, Marcos. A LINGUA DE EULÁLIA: novela sociolinguística, 15. ed. — São Paulo: Contexto, 2006.
Marcos Bagno é professor do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília, doutor em filologia e língua portuguesa pela Universidade de São Paulo, tradutor, escritor com diversos prêmios e mais de 30 títulos publicados, entre literatura e obras técnico-didáticas. Atua mais especificamente na área de sociolinguística e literatura infanto-juvenil, bem como questões pedagógicas sobre o ensino de português no Brasil. Em 2012 sua obra As memórias de Eugênia recebeu o Prêmio Jabuti.
Neste livro o autor argumenta que falar diferente não é falar errado, e o que parece erro, no português não-padrão, tem uma explicação. Para explica-lo, ele reúne então na obra "A Língua de Eulália" três estudantes Vera, Sílvia e Emília, que vão passar as férias no sítio da professora e tia de uma delas, Irene. Dedicada, Irene as reúne todos os dias, transformando suas férias numa espécie de renovação de conhecimentos, em que as alunas reciclam e ampliam seus conhecimentos e saberes linguísticos. Assim, Irene acaba dando condições para que as universitárias passem a encarar, com um novo olhar, as variedades da língua portuguesa. A história acontece em diálogos informativos, divididos em 21 capítulos, totalizando 242 páginas.
Emília, Vera e Sílvia são estudantes universitárias e professoras de uma escola pública que vão passar as férias na casa de Irene, tia de Vera, que é uma especialista em línguas. Logo que chegaram á