psicologia social
Centro de Educação à Distância – CEAD
Pólo Taquara – RS
Serviço Social - 3º Semestre
PSICOLOGIA SOCIAL
Acadêmicos:
Adriana Feltes – RA 354182
Aline de Oliveira Stelo – RA 395215
Carine Cardoso de Souza - RA 349276
Fabiani da Silva Bueno - RA 351648
Marta Kauer – RA 391172
HUMILHAÇÃO SOCIAL E INVISIBILIDADE PÚBLICA
Professor EAD: Prof. Lindolfo A. Martelli.
Taquara/RS – Abril/2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho abordaremos questões sobre o conceito de humilhação social, invisibilidade pública e na identificação desses fenômenos na vida cotidiana, compreendendo o sofrimento psíquico enfrentado pelos sujeitos socialmente excluídos, sobretudo trabalhadores que desenvolvem um trabalho considerado desqualificado e socialmente rebaixado.
Invisibilidade Social no Cotidiano Público Conforme o texto ”Humilhação Social - um problema político em psicologia” de, José Moura Gonçalves Filho apresenta Marx e Freud dois olhares aparentemente antagônico.
Trata-se de um estudo de psicologia social, para indicar um problema político a humilhação social, que para ser discutido ainda hoje não deve dispensar a companhia de Marx e Freud.
Já que a humilhação social na visão de Marx apresenta sempre uma determinação essencialmente politica, apresentando uma perturbação material, propondo uma desigualdade de classe onde aparece a triste figura do consumidor isolado-homem retraído para o cuidado de si e dos seus segredos, vivendo do trabalho como um mero instrumento para a perseguição de rendas e para a compra de mercadorias.
Freud apresenta a humilhação social como uma modalidade de angustia, onde o homem aparece não como um individuo isolado mais em companhia de outros, a psicologia social caracteriza-se não pela consideração do individuo, mas pela exigência de encontrar o homem na cidade, o - um homem no meio dos homens.
Para Filho a humilhação