Envolvente transaccional e envolvente contextual
O meio envolvente transaccional refere-se a um conjunto de elementos externos à organização mas que têm influência sobre a sua actividade e o seu desempenho devendo, por isso, ser tidas em consideração aquando da fixação de objectivos organizacionais e aquando da adopção de estratégias e políticas de actuação. Os principais elementos que compõem o meio envolvente transaccional de qualquer organização são:
- Clientes: representam os consumidores actuais e potenciais dos bens e serviços oferecidos pelo sector; podem ser clientes particulares ou outras organizações; em conjunto constituem o mercado ou a procura.
- Concorrentes: correspondem aos competidores actuais ou potenciais, bem como produtores de produtos ou serviços substitutos (que satisfazem as mesmas necessidades do mercado); em conjunto, constituem a indústria ou a oferta.
- Fornecedores: representam os agentes económicos que prestam serviços ou vendem produtos ou serviços ao sector; incluem-se os fornecedores de matérias-primas, de energia, de máquinas e equipamentos, de serviços de outsourcing, entre outros.
- Comunidade: são organizações, indivíduos e factores que partilham recursos e têm interesses directa ou indirectamente relacionados com o mercado e a indústria, ou cuja actuação interfere com o desempenho da organização; incluem-se neste grupo os sindicatos, a comunicação social, as organizações financeiras, entre outras.
Conceito de Envolvente Contextual
O meio envolvente contextual refere-se a um conjunto de elementos externos à organização mas que têm influência sobre a sua actividade e o seu desempenho devendo, por isso, ser tidas em consideração aquando da fixação de objectivos organizacionais e aquando da adopção de estratégias e políticas de actuação. O meio envolvente contextual integra um grande número de variáveis, podendo as mesmas ser integradas em quatro contextos distintos:
- Contexto económico: traduz a situação económica e determina as