Envie presentes para estes membros
A ética e responsabilidade social e um movimento crescente nas empresas. Multiplicam-se os eventos nacionais e internacionais com o objetivo de discutir conceitos, práticas e indicadores que possam efetivamente definir uma empresa como empresa cidadã.
É importante que as organizações assumam o seu papel social e contribuam eficazmente para o desenvolvimento sustentável e na melhoria de alguns problemas como a pobreza, os sérios problemas que vivemos em termos de educação, saúde, desemprego, violência e de ações que destroem o nosso ecossistema. E que através destes movimentos e dos exemplos dos seus líderes contribuam para resgatar a ética no relacionamento humano e nos negócios; com isso surge uma nova consciência nos dirigentes de empresas, nos profissionais que prezam a ética em seus negócios e relações de trabalho e, sobretudo, nos cidadãos que querem consumir com a certeza de que estão contribuindo com uma boa causa.
O desejo do homem de ser plenamente humano ou apenas por questões de sobrevivência, importante que estejam caminhando para um novo modelo de gestão que tem a ética e a responsabilidade social como fundamentos. E nesse caminho todos ganham a empresa, seus colaboradores e acionistas, clientes e fornecedores e a comunidade onde está inserida.
No Brasil o instituto Ethos tem um grande destaque no que se refere em ética e responsabilidade social empresarial; a responsabilidade social e caracterizada por uma relação ética e transparente da empresa com os públicos as quais ela se relaciona.
Certamente há muito ainda que se investir no desenvolvimento desses valores nas empresas, na reflexão e na elaboração de um código de ética, na implantação voluntária do balanço social como resultado de ações solidárias, na participação nos resultados, na gestão participativa etc. Mas aos poucos já temos avançado. Através de eventos e treinamentos as empresas têm influenciado e desenvolvido com seus colaboradores e seus lideres