Filosofia
LUCIANA COSTA DA SILVA TRABALHO:FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
TEMA: Explique a natureza da reflexão filosófica. Relação entre a educação, pedagogia e filosofia da educação. As correntes e suas repercussões no campo da educação e na formação do educador. O papel do educador numa sociedade em mudança.
RIO BRANCO
2013
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
“Não se reduz a epistemologia”. A filosofia da educação não fica restritamente e uma bagagem de informação como vemos na nossa educação brasileira atual. Esta busca mais dar uma bagagem informativa aos alunos do que uma formação formativa. Ela também não só está preocupada em informa como formar o indivíduo para a vida, gerando, assim uma sociedade mais justa e comprometida. O objetivo central seria a formação da pessoa, como ser humano, e como o s grade intelectuais. “A pessoa não nasce homem se torna homem”. E esse objetivo da filosofia da educação, que e formar o homem.
“ Nem só sabedoria ética, nem vivência estética “.A sua função e explicar os valores ético e politico, que norteia a pratica educacional. A questão central seria: “qual é a finalidade da educação”. Justifica supera a visão essencialista. Vincula o agir a valores que presidem o agir. A ética torna-se naturalista apoiando nos valores de uma funcionalidade técnica.
“Tarefa antológica, mas não metafisica”. O ser alunos só pode ser apreendido no interior das mediações histórica e sócias concreta. A filosofia da educação constrói uma imagem consistente do ser humano.
“ Não há como prepara um educador. O que se pode fazer é acordá-lo”...
Em cada pessoa existe um educador adormecido, que deve ser despertado. Como diz Sócrates ao se comparar como um obstetra que retira, que ajuda a mulher a parir, a tirar o seu filho, trazê-lo para luz. Análogo a esse exemplo deve ser feito como educador. Dever –se ajuda-lo a despertar a