Entrevista de emprego
Assim como a entrevista de emprego é um desafio para quem é entrevistado, também é um desafio para o entrevistador. – Pois o entrevistador tem a missão de descobrir se o candidato é realmente bom ou se está jogando.
• Perguntas Mal Elaboradas: Este é o principal problema que pode ocorrer em uma entrevista de emprego, uma pergunta mal elaborada, ao invés de obter as informações corretas, acaba tendo o efeito oposto, ela distorce e prejudica a comunicação.
• Perguntas Muito Curtas ou Muito Longas: Do mesmo modo que uma pergunta muito curta pode produzir uma resposta igualmente pobre (sim e não), a realização de perguntas muito longas também não é interessante já que o entrevistado pode não entendê-las ou então entendê-las de modo distorcido. A entrevista de emprego deve sempre ser direta e limpa.
• Não Compreensão das Respostas do Entrevistado: Quando o entrevistador não faz uma pergunta bem estruturada, muitas vezes pode obter uma resposta igualmente confusa. Se durante a entrevista de emprego as respostas do entrevistado não estiverem sendo bem compreendidas, ela não está cumprindo o seu papel de expor o perfil daquele candidato. Obviamente, o candidato pode se sentir inseguro com algum assunto e usar o truque de dar respostas confusas para enganar o entrevistador, mas nem sempre a culpa é dele. Entender bem uma resposta é importante, pois assim pode-se elaborar melhor a próxima pergunta.
• Duração da Entrevista de Emprego: Esse é outro fator muito importante. Uma boa entrevista não deve ser nem muito longa e nem muito curta. Do mesmo modo que uma entrevista de emprego curta não explora bem o perfil do candidato, uma entrevista de emprego muito longa é sinal de que ela não está sendo bem conduzida. O ideal é explorar o perfil do candidato durante a entrevista com perguntas ricas, para poder obter respostas igualmente