Entrevista de emprego
ALUNAS: SUELLEN ANTÔNIA, MARIA DO SOCORRO, EVELING.
ENTREVISTA
CATALÃO
12/06/2013
Entrevista de Emprego: O Lado de Quem faz as Perguntas
Recursos humanos são peça fundamental em qualquer empresa, todas estão sempre buscando selecionar os melhores candidatos, estão sempre buscando os candidatos que tenham o melhor perfil possível.
Saber selecionar bem um empregado para sua empresa, nem sempre é fácil… daí vem a importância da produção de uma boa entrevista de emprego.
Quais perguntas devem ser feitas? Que dicas as respostas dos candidatos na entrevista de emprego podem nos dar? Será que ele está sendo sincero ou simplesmente está jogando? Assim como a entrevista de emprego é um desafio para quem é entrevistado, também é um desafio para o entrevistador.
Nem sempre a comunicação entre entrevistado e entrevistador se dá de maneira direta. Segundo o jornalista Canadense Ferdinand John Sawatzky, que tem estudado técnicas de entrevista de emprego há mais de 20 anos, há alguns defeitos sérios (e comuns) que podem acontecer durante uma entrevista e que prejudicam seriamente a efetividade da mesma:
Perguntas Mal Elaboradas: Este é o principal problema que pode ocorrer em uma entrevista de emprego, uma pergunta mal elaborada, ao invés de obter as informações corretas, acaba tendo o efeito oposto, ela distorce e prejudica a comunicação.
Perguntas Muito Curtas ou Muito Longas: Do mesmo modo que uma pergunta muito curta pode produzir uma resposta igualmente pobre (sim e não), a realização de perguntas muito longas também não é interessante já que o entrevistado pode não entendê-las ou então entendê-las de modo distorcido. A entrevista de emprego deve sempre ser direta e limpa.
Não Compreensão das Respostas do Entrevistado: Quando o entrevistador não faz uma pergunta bem estruturada, muitas vezes pode obter uma resposta igualmente confusa. Se durante a