A Entrevista De Emprego
Não há porque temer uma entrevista. Ao contrário, pense em que pode ser uma oportunidade de você mostrar para a pessoa que o está entrevistando quais são as suas qualidades e por quais motivos deveria recomendar a sua contratação. A entrevista é uma conversa entre duas pessoas, sempre com objetivos definidos para ambos. Uma entrevista de emprego não é uma simples conversa, porque as duas pessoas estarão frente a frente para descobrir o que, no perfil de cada um, interessa ao outro.
O especialista John Fletcher explica quais são os objetivos mais comuns de uma entrevista (tanto do ponto de vista de quem entrevista como do ponto de vista de quem é entrevistado), no livro "Como conduzir entrevistas eficazes (Clio Editora, São Paulo, tradução de Maria Cristina F. da Silva, 1997):
Melhorar a performance de alguém
Avaliar ou melhorar o moral, a motivação ou as atitudes de alguém
Dar ou receber informação
Permitir que o subordinado ou o chefe expressem seus pontos de vista ou façam um desabafo
Melhorar sistemas, procedimentos, ou implementar um novo programa de ação
Esclarecer mal-entendidos
Descobrir se a última entrevista foi bem sucedida ou não PLANEJAMENTO Nada se faz sem planejamento adequado. Você tem uma entrevista de emprego marcada? Então faça um planejamento.
Primeiro raciocine sobre qual é o objetivo da entrevista, no seu caso. O potencial empregador quer saber:
1. Quem você é
1. O que você já fez
2. O que o seu último empregador acha de você
3. Que resultado conseguiu nos últimos empregos
4. O que pode fazer para a empresa dele
5. O que pode conseguir fazendo o que faz para a empresa dele Para responder as questões de 1 a 4, você deve levar um currículo para a entrevista: pode ser que o seu entrevistador não tenha tido tempo de ler ou tenha lido há algum tempo e precisa refrescar a memória a respeito das suas informações profissionais. Ainda para responder a estas perguntas você