arquivos
Esse sentimento de mudança foi reforçado com as idéias de dois pensadores alemães, Karl Marx e Friedrich Engels, que após analisarem os pontos fracos do capitalismo, criaram as primeiras idéias do socialismo. A classe social que mais leva vantagem nesse sistema é a proletária, pois o principal ideal do socialismo é a implantação de um modelo de sociedade mais justa, na qual não existe classe social, sendo assim, teoricamente nesse modelo não existiria uma pessoa bilionária e outra miserável, ao contrário do capitalismo.
Primeiro país socialista
Devido à insatisfação do povo com o capitalismo, o socialismo foi implantado no ano de 1917, na revolução russa, quando o governo monarquista foi derrubando e deu origem à União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), com o passar dos anos, outros países começaram a seguir esse mesmo modelo, sendo eles: China, alguns países do Leste Europeu, Cuba e algumas nações africanas e asiáticas. Apesar de todas serem socialistas, cada uma deles tem suas próprias configurações que se adaptam as suas realidades.
Principais características
Uma das suas características que a diferencia muito do capitalismo é nos meios de produção, nele todas as estruturas de produção, como fábricas, terras agrícola, empresas comerciais, indústrias, dentre outras, são propriedade da sociedade e gerenciado pelo Estado, todo o lucro gerado por elas é distribuído igualmente ao povo. Por não existir um sistema de divisão de classe social nos meios de produção, todas as pessoas são consideradas como proletariados, ou seja, todas elas trabalham em conjunto com o propósito de melhorar a sociedade. Por isso em uma fábrica de um país socialista você não verá patrões e nem empregados.
Outra característica é que o Estado controla todos os segmentos da economia, ele é responsável por regular a produção e o estoque, o valor do salário, controle de preços de produtos e diversos outros valores, ou seja, em todo mercado que você