Entrevista Com O Professor
Resposta nº1:
O professor assume a função de mediador neste processo, provocar inquietações, desafios e desejos que levem a criança a se desenvolver no processo de aprendizagem tornando autor do mesmo.
Resposta nº2:
Há que se considerar os dois fatores, uma vez, que a criança está exposta aos estímulos culturais do meio que convive como também aos fatores genéticos. Diante deste cenário há que se considerar o processo de construção e formação pelo qual perpassam.
Resposta nº3:
Sim, pois a medida que são formadas novas habilidades (em qualquer área social, motora, cognitiva e emocional) o ser humano muda de comportamento em seu meio, colocando-se aberto a novos desafios e assim novas aprendizagens.
Resposta nº4:
Sim, porque cada pessoa desenvolve-se de acordo com sua maturidade física, cognitiva e emocional, para aprender física quântica por exemplo é necessário que a mesma tenha um conhecimento anterior. Todavia se não possui esta habilidade é necessário retornar e reconstruir estas habilidades.
Resposta nº5
É sobretudo formar o sujeito ator da construção do seu conhecimento, capacitando-o a exercer a lógica, a crítica e a auto- crítica, como interventor e criador de soluções para os problemas do seu cotidiano. É formar enquanto cidadão em todas as dimensões, complementando a educação da família, nunca tomando esse papel para si próprio. Criar valores é família, escolarizar, formar é a Escola.
Para nós este trabalho foi de suma importância principalmente por lidar com uma pedagoga tão experiente e apaixonada pela profissão como é o caso da nossa entrevistada.
Trouxe-nos um pouco mais sobre a realidade vivida por eles em sala de aula, mostrando os papeis de cada um, aluno e professor, e nos mostrando uma visão ampla da realidade do que é ser um pedagogo, como lidar com as diferenças, com a diversidade e com a personalidade e capacidade de cada aluno buscando sempre o melhor pra eles.
E salientando sempre que é dever da escola