Entrevista com o professor
TÍTULO: Entrevista com professor
OBJETIVO: Através de uma entrevista com um docente, analisar o que o estudo da psicologia pode trazer de benéfico para os profissionais da área de educação.
JUSTIFICATIVA: Demonstrar que o estudo da psicologia pode ser muito útil dentro da sala de aula, e sua análise ajuda muito na melhoria do trabalho docente.
INTRODUÇÃO: Baseado no material didático referente a disciplina, a entrevista apresentada foi realizada com Míriam , professora do 4º ano do ensino fundamental, , formada em Pedagogia, atuando na profissão há 20 anos. As perguntas foram retiradas a partir do estudo do livro “Psicologia da Educação”.
1-O que você entende sobre o ato de ensinar?
Para mim, educar é uma troca de conhecimentos. A sala de aula é um campo potencial de estudos, onde além do aluno aprender, ele também ensina, ou seja, os professores também são eternos aprendizes de sua própria prática pedagógica.
Busco sempre que todos os alunos participem do processo de aprendizagem, fazendo com que seja uma atividade prazerosa e não uma obrigação.
2- Na atualidade vive-se em meio a mudanças contínuas, nas quais o sujeito vale mais pelo que ele tem, pelo que possui, do que por si mesmo. Na sua opinião como se pode utilizar a tecnologia como um ponto positivo no processo de aprendizagem?
A tecnologia usada adequadamente é um grande aliado do professor. As atividades ficam mais enriquecedoras e o aluno fica mais interessado.
A utilização das tecnologias no espaço escolar possibilita dinamizar as aulas, estimular os alunos às novas descobertas e a produção de novos conhecimentos a partir dessa busca, auxiliando assim o processo de ensino-aprendizagem.
Usando um computador por exemplo, as aulas podem se tornar muito mais criativas, além de auxiliar o que realmente importa: o aprendizado.
Devemos utilizar as tecnologias a favor da educação, não como a solução para