3 Artistas Contemporaneos
Pablo Picasso (1881-1973) foi um pintor espanhol. "A Pomba da Paz", "Guernica", "Les Demoiselles d'Avignon", são algumas de suas obras mais importantes. Foi um dos criadores do "Cubismo", um dos maiores movimentos de arte do século XX.
Pablo Picasso (1881-1973) nasceu em Málaga, Espanha, no dia 25 de outubro de 1881. Filho do pintor e professor de desenho José Ruiz Blasco e de Maria Picasso y López. Logo cedo mostrou seu talento para as artes. Seus primeiros desenhos representavam touradas. Muda-se com a família para A Corunha, onde o pai é contratado como professor.
Em 1896 a família muda-se para Barcelona, onde Dom José aluga um estúdio para o filho. Nesse mesmo ano, sua tela “Primeira Comunhão” é aceita pela Exposição Municipal de Barcelona. Outro quadro “Dois Patos” é enviado pelo pai para uma exposição em Málaga, recebendo o primeiro prêmio do pintor.
Toda a obra de Pablo Picasso atravessa diversos “estilos e fases”, rompe com as coloridas oscilações do momento captado ao vivo e sua pintura passa a ser monocromática, é a “fase azul” (1901-1904), é o azul da tristeza, da condição humana que descobre nas ruelas de Paris, entre elas: “A Vida” (1903) e “Velho Guitarrista” (1903). Aos poucos se liberta, frequentando os mais ousados círculos artísticos e literários de Paris.), são dessa fase: “Nu Sentado” (1905) e Boy Leading a House (1906), entre outras.
Além de pinturas, Pablo Picasso também trabalhou em centenas de litografias, cerâmicas e esculturas. Em 1968, com 87 anos, produziu em sete meses, uma série de 347 gravuras, retornando a temas como o circo, o teatro, as touradas e o erotismo. Picasso casou várias vezes e suas produções artísticas estavam sempre intrinsicamente ligadas a cada novo relacionamento. Seus 90 anos foram comemorados com uma exposição especial no Museu do Louvre, em Paris.
Pablo Picasso faleceu em Notre-Dame-de Vie, em Mougins, na França, no dia 08 de abril de 1973. Dois dias