Entrevista atividade
Série/ano em que a atividade foi desenvolvida: 1º ano
Número de alunos na turma: 15 alunos
Período: Diurno
Disciplinas envolvidas: Português, Matemática, Educação Física, História.
Conteúdo: Regras e organização de socialização, produção textual, noções espaciais, contagem de letras, reversibilidade, origem da brincadeira, reconhecimento numérico e alfabético, origem da brincadeira queimada.
Descrição detalhada da atividade:
Avaliação diagnóstica sobre a brincadeira, o professor pergunta para os alunos se eles sabem o que é a brincadeira,como se joga,as regras, etc.
A professora escreve as regras na lousa e o aluno faz a cópia.
O professor realiza a leitura das regras e pergunta para as crianças quais as regras que mais o agradam e registra em um cartaz.
A professora pede aos alunos que eles se dividam em dois grupos.
As crianças seguem ao pátio da escola e colocam a brincadeira em prática.
Os alunos desenham como foi a partida.
Os alunos preenchem a tabela disponibilizada pela professora que contém o nome das equipes 1 e 2,quantidade de jogadores que havia em cada uma das equipes no início do jogo,quantidade de jogadores atingidos na equipe 1 e 2,nome da equipe que teve o maior numero de jogadores “queimados”,a quantidade de jogadores que a equipe que perdeu precisaria para ter atingido para empatar o jogo.
O professor disponibiliza um texto seguida de uma questão:
Texto: “A queimada é uma brincadeira folclórica, ou seja, foi ensinada de uma pessoa para outra e faz parte dos costumes do nosso povo. Em diversas partes do Brasil, ela também pode ser conhecida como caçador.”.
Questão: “Você conhece outras brincadeiras com bola? Escreva como souber o nome de uma delas.”.
Na lousa o professor registra as contribuições das crianças juntamente com dois símbolos: o desenho de uma boca e de um lápis. Explica o significado de cada símbolo: a boca é quantas vezes movimentamos a boca para falar essa palavra e o lápis quantas letras