Processo de industrialização
A exportação da agricultura mercantil nos Estados Unidos, potenciava o crescimento da indústria, e ampliava o mercado internacional para exportação e importação.
Através da construção ferroviária a produção agrícola crescia com isso pequenos começava a crescer com a implantação da industria de maquinas assim elas conseguiam superar suas limitações.
A produção escrita se expandia como os pequenos proprietários através da exportação que era controlada pelos comerciantes e banqueiros da época que iniciou o capitalismo nacional pelos mercados que criava e pela acumulação bancaria e comercial que possibilitava.
Já que o movimento escravista não podia crescer com a mesma intensidade das pequenas propriedades porque elas tinham a mão de obra dos imigrantes, com isso os escravos acabavam entrando em conflito . Assim os especuladores com terras vinculadas à construção ferroviária do Nordeste entraram em conflito com o sul e resultou na guerra civil .
Os mercados externos após implantar-se , ao estreitar suas relações com os bancos adotou formas mais avançadas de organização da produção . Trustes e o moderno sistema financeiro permitiu que a industria americana assumiu a posição de liderança mundial na tecnologia e da criação de novos setores produtivos .
Na Alemanha , a lenta transformação modernizava-se garantia certos níveis de exportação e o abastecimento interno . Na verdade , o vigor da industria alemã , após sua implantação , deve ser explicado não somente pelo apoio do Estado mas fundamentalmente pela adoção , desde suas origens , de formas superiores de organização . Assim , o motor da expansão industrial alemã