processo de industrialização
O Brasil entrou atrasado no processo de Industrialização, ainda no período Imperial. Em alguns casos, expressivamente, por conta da Primeira Guerra Mundial que interrompeu o fluxo de produtos industrializados para o Brasil, o qual teve que investir em produção própria para dar conta de suas demandas durante o conflito. A industrialização brasileira só se desenvolveu mesmo a partir do governo de Getúlio Vargas que promoveu industrialização de base e a urbanização do país.
Há tempos, as indústrias vêm conquistando o seu espaço no Brasil, tornando-se um dos elementos mais básicos de uma determinada região. Trazendo, sempre uma marcante mudança, tanto na cultura como na economia.
O processo de industrialização do Brasil remonta aos últimos decênios do século XIX. O seu ponto de partida situa-se por volta da década de 80 do século passado, motivado essencialmente pela crise e abolição do trabalho escravo. Formou-se, com o trabalho livre sem slario, um mercado passivo que era preciso abastecer. A segunda fase da “luta pela industrialização, situa-se no período da Primeira Guerra, quando as potências capitalistas, sustaram o fornecimento de manufaturas, deixando um espaço vazio que deu origem ao processo de substituição das importações, que é um processo que leva ao aumento da produção interna de um país e a diminuição das suas importações. Mas, tão logo os conflitos terminaram, as potências industriais voltaram sua vida econômica, na visando preencher os campos vazios que haviam deixado. IMAGENS.
Hoje :
Antigamente :
BIBLIOGRAFIA : http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-industrializacao-brasileira.htm