Resenha critica
O filme retrata os desafios de um professor para lecionar em uma escola dos estados unidos, mostra pontos positivos como dedicação, perseverança, respeito, talento, e mostra também que quando uma pessoa nasce para ser professor ela será vencedora e terá seu trabalho reconhecido, e que para lecionar bem o professor deve gostar realmente do que esta fazendo. O professor deve ser um líder e sua principal função é formar cidadãos. Mesmo com as dificuldades, sejam quais forem à superação e a crença nos alunos e no seu potencial resultam em pessoas comprometidas com o futuro da sociedade, ele é professor educador.
No filme um professor frustrado na sua carreira como artista musical se vê obrigado a trabalhar dando aulas de música apenas para compor seu currículo, algo que ele nunca esperava, ele esta lecionando puramente pelo retorno financeiro e não por gostar do que faz. No começo ele não demonstra preocupação com os alunos, ele esta ali apenas para passar os conhecimentos da música.
Ao observar que não estava obtendo rendimento satisfatório com a turma, o professor avalia não só o desempenho dos alunos, mas também o seu próprio desempenho, com isso ele toma outra postura, ele aprende que os alunos gostavam de um estilo de musica diferente da clássica, o Rock Roll e utiliza isso para ensinar música para seus alunos, mesmo sem a aprovação da diretoria da escola.
Com esta postura educativa o desempenho de seus alunos melhora, ele fica mais sensível às dificuldades dos alunos e se encontra como professor, passando a ver que todos são capazes de desenvolver suas habilidades. Ao receber a ajuda de um outro colega de trabalho que lhe ensina a considerar o potencial das pessoas para uma determinada função o professor teve mais êxito . Com isso o filme retrata a importância de considerarmos o aluno como sujeito da educação e não somente como um ser passivo. A escola deve estimular o aluno a fazer sua escolha profissional