Atividade I _ Resenha Reportagem Entrevista CIPA
A grande maioria das organizações não trabalha no âmbito da prevenção e sim na atitude corretiva, tanto que a visão que se tem dos profissionais de área de SMS é que, eles atrapalham a produtividade empresarial e essa visão ainda é clara em muitas organizações.
Com essa visão empresarial, de se preocupar apenas com a produção, tendo uma falsa impressão de que o faturamento é mensurável, são incapazes de associar a ideia de retorno financeiro aos trabalhos de gestão de SMS, uma vez que este retorno não é mensurável. Muitas vezes profissionais se deparam na situação de análise de risco menos rigorosa para que o empregado seja mantido em sua atividade. Grande engano, assim como o entrevistado menciona: “Perde menos quem faz gestão”.
O gerenciamento dos riscos associados ao trabalho é fundamental para a prevenção de acidentes. Isso requer pesquisas, métodos e técnicas específicas, monitoramento e controle. Os conceitos básicos de segurança e saúde devem estar incorporados em todas as etapas do processo produtivo, do projeto à operação. Essa concepção irá garantir inclusive a continuidade e segurança dos processos, uma vez que os acidentes geram horas e dias perdidos. As políticas públicas estão cada vez mais rigorosas na fiscalização, com esse avanço os profissionais da área de SMS passam a ter mais autonomia em suas avaliações para proporcionar um ambiente equilibrado, “que há menos riscos (probabilidades) combinados com baixas perdas (mercadológicas, corporativas, hominais, econômicas, ambientais, patrimoniais)”. E chegar ao ponto das estatísticas oficiais quantificar, adequadamente, a ocorrência anual de acidentes do trabalho no Brasil, desde aquelas que ocorrem sem lesão ou danos visíveis até os fatais, o que não acontece atualmente.
Acima de tudo, entretanto, a busca de condições seguras e saudáveis no ambiente de trabalho significa proteger e preservar a vida e, principalmente, é mais