Atividade 2 Entrevista
No texto sobre o homem que lutou para levar a escola à pequena comunidade onde vivia, as falas do personagem principal aparecem isoladas, inserida em um parágrafo, por isso aparecem entre aspas (“), sinal de pontuação que pode ser substituído por travessão (─), mais comum em diálogos – em que não há verbos que introduzem uma fala, como: falar, perguntar, dizer, responder.
Em textos reproduzidos de revistas e jornais, comumente se emprega o sinal de aspas, pois as falas aparecem no corpo do texto.
Observe o original:
“Um fazendeiro das terras onde ele trabalhava montou uma escola na região. Santil deu a vez aos irmãos. “Eu não podia estudar. Virei o pai da casa. Precisava trabalhar pra sustentar todos eles.” Os irmãos de Santil aprenderam um bocadinho do alfabeto. Casaram-se. Ele, além de solteiro, nunca conheceu as letras que formavam seu nome. “Minha mãe um dia me disse que eu tinha que me casar. Se não, ia ficar velho e sozinho.”
E agora, o parágrafo de outra forma:
“Um fazendeiro das terras onde ele trabalhava montou uma escola na região. Santil deu a vez aos irmãos. ─ Eu não podia estudar. Virei o pai da casa. Precisava trabalhar pra sustentar todos eles.
Os irmãos de Santil aprenderam um bocadinho do alfabeto. Casaram-se. Ele, além de solteiro, nunca conheceu as letras que formavam seu nome. ─ Minha mãe um dia me disse que eu tinha que me casar. Se não, ia ficar velho e sozinho, esclareceu.
Agora, vamos à atividade!
Entreviste uma pessoa do seu círculo familiar ou de amigos que tem um experiência interessante a contar. Ressalte a experiência de vida dessa pessoa. Faça uma entrevista com ela. Reproduza o texto utilizando o sinal de travessão (─) sempre que reproduzir a fala do personagem. As perguntas podem seguir o roteiro:
Ao entrevistado:
Qual o seu nome?
Onde você (o senhor, a senhora) nasceu?
Você (o senhor, a senhora) é casado(a), tem filhos?
Você (o senhor, a senhora) morou em alguma cidade do interior do Brasil? Se morou, quais