ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO
a) SETOR PÚBLICO E SETOR PRIVADO:
O controle estatal é coercitivo, imperativo, enquanto no privado, o poder é exercido por aquele que detém os recursos de aplicação e a tomada de decisão.
A gestão privada visa o lucro, o público o interesse coletivo, a produção deste visa as funções sociais do Estado, a consecução de programas e projetos de governo e, aquele, o custo-benefício dos resultados.
A gestão pública deve satisfazer o interesse e bem-estar geral garantindo que a resolução de conflitos vise a coletividade, diferentemente da do particular que atende aos interesses de determinados indivíduos e grupos.
b) PATRÕES E EMPREGADOS;
Patrões: Podem contratar quem quiser, pode ser indivíduo, empresa ou associação sem fins lucrativos, assume o risco da atividade exercida pelos empregados.
Empregados: Tem um compromisso pré-estabelecido com a empresa, é subordinado ao patrão, recebe pelos serviços prestados.
c) ESTADO E SERVIDORES PÚBLICOS;
Estado: O Estado realiza as funções Legislativas, Jurisdicional e Administrativa. Os cargos são criados por lei na estrutura da administração pública, delimita deveres e direitos para os servidores.
Servidores: O servidor público é a pessoa que presta serviços em nome do Estado, com vínculo empregatício ou estatutário, é por meio do servidor Público que o Estado se faz presente. O servidor deve cumprir as determinações superiores que estiverem dentro da lei, após o estágio probatório adquiri a estabilidade no serviço público, a investidura no cargo se da por concurso público.
2. EXPLIQUE AS RAZÕES DAS DIFERENÇAS ENCONTRADAS NO ITEM ANTERIOR.
O Setor público tem precedência sobre o privado, pois o Público é a área de atuação do Estado, onde o Estado desempenha sua função para o interesse da coletividade e não do interesse individual como a esfera privada, que prima pelos interesses particulares da pessoa física.
Na esfera pública os indivíduos são considerados