Entendendo estados falidos
* Três principais características: (1) governo não efetivo; (2) pobreza; e (conflito) * Fragilidade não significa um baixo crescimento, mas a falha no processo de crescimento, tendo a pobreza como condição persistente. Os estados frágeis também tem mais chances de desenvolver conflitos que outros países em desenvolvimento. * Paul Collier – O cara fala sobre guerra civil – enfatiza o ciclo que governos falidos entre pobreza e guerra civil. Os estados frágeis estão pegos em uma armadilha de conflito. Collier afirma que guerra civil é desenvolvimento ao contrário graças ao seu estudo que comprova uma redução no pib de estados em guerra civil. * Existe uma interdep entre governamentabilidade, economia e segurança; o blackout de uma leva a outra. * Alguns gaps e ameaças comuns * (1) Temos que olhar além do estado par ao estado da sociedade, ou seja, nas condições de vida do povo, que irá procurar preencher o gap soberano se estiver lack. Talvez seja mais apropriado pensar estados frágeis como países imersos em situações frágeis. Para ajudar países imersos nessa situação frágil nós precisamos entender o estado dessas sociedades e as forças externas que agem sobre ela. * (2) Outro link e overlap entre governanças fracas, pobreza e conflito ajudam a explicar como estados permanecem frágeis por décadas * As reconstruções de pós-conflito e Peace build receberam um incentivo da assistência ao desenvolvimento. Mas a prevenção do conflito deve ser o melhor caminho para garantir a estabilidade e paz em vez de pegar os pedaços que o conflito fez da sociedade. (3) existem também a necessidade de integra as intersecções para dinamizar o trabalho.
10 prioridades – Dez considerações para ajudar a resolver o que fazer – ou que questões se perguntar - em situações frágeis.
(1) Foco em criar uma legitimidade no estado : Criar a legitimidade no estado é o centro de gravidade do programa. É um fim