ENTALPIA DE DISSOLUÇÃO
Na termodinâmica e físico-química, a termoquímica, também chamada de termodinâmica química, é o ramo da química que estuda o calor (energia) envolvido, seja absorvido, seja produzido, nas reações químicas e quaisquer transformações físicas, tais como a fusão e a ebulição, baseando-se em princípios da termodinâmica. A termoquímica, genericamente, é relacionada com a troca de energia acompanhando transformações, tais como misturas, transições de fases, reações químicas, e incluindo cálculos de grandezas tais como a capacidade térmica, o calor de combustão, o calor de formação, a entalpia e a energia livre.
Para que um composto iônico se dissolva em um dado solvente, a atração eletrostática entre os íons no retículo deve ser superada.
A capacidade de dissolução de um sal em água é fortemente influenciada pela entalpia de dissolução, que representa o calor envolvido na dissolução de uma substância em um dado solvente à pressão constante, e pode ser determinada pelo balanço energético das etapas teóricas envolvidas na formação da solução, na qual podemos escrever o conceito de solubilidade como sendo a capacidade de uma determinada quantidade de líquido dissolver uma substância sólida. A solubilidade de uma substância em relação ao solvente é a concentração que corresponde ao estado de saturação a uma determinada temperatura. Esse estado específico define uma condição de equilíbrio entre o soluto-sólido-puro e o soluto em solução.
Utilizando a termodinâmica, a condição de equilíbrio pode ser escrita em termos dos potenciais químicos: µ2 (T,p,x2) = µ2 * (T,p) (1) Na equação (1) µ2 * (T,p) representa o potencial químico do soluto-sólido-puro e µ2 (T,p,x2) o potencial químico do soluto em solução na concentração x2. O desenvolvimento da equação (1) leva à equação (2) que define a solubilidade ( x2) em função da temperatura (T). lnx2 = - ∆Hfus 1 – 1