termoquimica 1410
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS
Instituto de Biociências – IBIO
Departamento de Ciências Naturais – DCN
Disciplina: Química Geral
Professora: Roberta Ziolli
Aluno: Cintia Agnes Pereira
Curso: Ciências Biológicas Licenciatura Noturno
Turma: A Nº da prática: 3
Prática realizada no dia: 06/10/2014
Termoquímica
Rio de Janeiro
Segundo Semestre 2014
1 – Introdução:
Termoquímica é o estudo da transferência de calor ocorrida através de processos como misturas, transições de fase e reações químicas que acontecem até que haja equilíbrio térmico, ou seja, é o calor da reação provocada pela troca de energia do meio externo com os reagentes.
Toda reação química absorve ou gera calor, ou seja, há sempre uma troca de energia. A emissão ou absorção de luz, de calor, de eletricidade são manifestações dessa energia que podem até provocar mudanças de estado físico nos componentes das reações.
Por meio de observações experimentais, foi possível observar que nos fenômenos físicos e químicos ocorrem variações de temperatura, o que implica que há trocas de calor, ou seja, há variação de energia e realização de trabalho.
A Termoquímica nada mais é do que a parte da química que estuda essas oscilações de energia dos materiais e suas reações, analisando se houve perda ou ganho de energia.
Calor é a energia em trânsito de um corpo a uma temperatura mais alta para um corpo a uma temperatura mais baixa. Ou seja, há variações de temperatura. Quando sentimos uma sensação quente, é porque recebemos energia e quando a sensação é de frio, significa que perdemos energia. A quantidade de calor é medida em quilocalorias (Kcal) ou quilojoules (KJ), sendo que:
1 caloria = 4,18 joules
Em Termoquímica é importante definir alguns termos que serão usados com frequência: Sistema: Denomina-se sistema uma