ensino religioso
A revista inteligente para crianças e adolescentes
N° 102 - Novembro 1996
Hinduísmo
A religião eterna
A ORIGEM
Nascido há 5 mil anos, o hinduísmo é um conjunto de doutrinas, tradições, mitos e práticas religiosas pertencentes a povos diferentes que se instalaram na Índia, no vale do rio Ganges, durante o segundo milênio antes de Cristo. Seus seguidores o chamam de "Religião Eterna", porque dele não se conhece nenhum fundador humano.
Suas tradições, transmitidas oralmente por centenas de anos, passaram a ser registradas a partir de 1.500 a.C. nos quatro livros dos Vedas.
OS TEXTOS
Os VEDA contêm a visão religiosa do mundo. Estes, como os livros da Bíblia, constituem uma coleção bastante heterogênea, abrangendo livros didáticos, sapienciais e litúrgicos, misturados com histórias profanas, lendárias e autênticas. "Veda" quer dizer "conhecimento". Não um conhecimento de verdades teóricas, mas de ritos e hinos que produzem "brahman", ou seja, espécie de força que está nas origens de tudo para garantir a ordem cósmica, o poder dos deuses e o destino das pessoas.
Os Veda formam quatro grandes coleções:
Rig-Veda (= Veda dos hinos), que parece ser a mais antiga, descreve o panteão védico (o conjunto das divindades), mostrando que os deuses estão divididos em classes, cada um controlando uma dimensão do universo: a atmosfera, o céu, a terra, etc.
Mahabharata: um longo poema (200 mil versos) contando as lutas entre as tribos que povoavam as antigas regiões do rio Ganges.
Bhagavad-Gita: representa o coração do hinduísmo e ensina a justa conduta do ser humano.
Ramayana: um poema de 40 mil versos celebrando a conquista do sul da Índia.
OS DEUSES
No hinduísmo há milhares de deuses, mas todos eles são a manifestação de uma divindade única, um grande espírito universal, difícil de ser definido. Ele está na origem da criação, garante a vida das criaturas e permite a reencarnação das almas em outras vidas, mais ou menos nobres, segundo