Argumentos
O aborto devia ser proibido. Nunca devemos fazer um aborto, seja qual for a circunstância. Penso que quem faz um aborto não está a ver bem o que está a fazer, não tem consciência de que está na prática a assassinar um ser humano.
Argumento ou conjunto de proposições?
Neste caso temos um conjunto de proposições.
Para que seja um argumento é preciso que o autor pretenda defender ou fundamentar uma das proposições usando as outras. O aborto devia ser proibido porque é um assassínio.
Neste caso, já temos um argumento, pois o autor está a dar uma razão para proibir o aborto.
Conclusão: “o aborto devia ser proibido”.
Premissa: “O aborto é um assassínio”.
O aborto devia ser proibido porque é um assassínio.
O aborto é um assassínio.
Logo, o aborto devia ser proibido.
Neste argumento temos uma premissa e uma conclusão. Um argumento pode ter várias premissas; mas só pode ter uma conclusão. 1. O que é um argumento? Dê exemplos.
Um argumento é um conjunto de proposições em que se pretende justificar ou defender uma delas, a conclusão, com base na outra ou nas outras que se chamam premissas.
Exemplo 1: Se o utilitarismo é uma teoria ética interessante, então faz sentido estudá-la. O utilitarismo é uma teoria ética interessante.
Logo, faz sentido estudá-la.
Exemplo 2: Se a Filosofia e a Arte são importantes, devem ser estudadas.
A Filosofia e a Arte são importantes.
Logo, devem ser estudadas.
2. O que é uma conclusão?
A conclusão é a proposição que se visa sustentar com as premissas. Um argumento pode ter uma ou várias premissas, mas somente uma conclusão.
3. O que é uma premissa?
Uma premissa é uma proposição que pretende justificar uma conclusão.
4. Será que qualquer conjunto de proposições é um argumento?
Porquê?
Não, pois para ser um argumento um conjunto de proposições precisa que alguém tente justificar uma delas (a conclusão) com base nas outras