Ensino religioso
Plano de Aula Ensino Médio
Conscientize os jovens sobre sexo e prevenção das DSTs
Bases Legais
Ciências Humanas e suas Tecnologias
Conteúdo
Cultura
Objetivos
Conscientizar os alunos sobre a importância do uso de camisinha
Conteúdo relacionado
Reportagem da Veja: * Virgens, mas não santos
Introdução
O sexo dos anjos, como reza a lenda, pode até ser indefinido, mas o dos jovens na vida real parece ser um eterno misto de prazer e perigo. VEJA informa que nos Estados Unidos, terra varrida por uma onda neoconservadora, o governo prega a virgindade como valor supremo antes do casamento. Vulneráveis aos apelos da carne, os moços do norte trocam o ato propriamente dito por contatos mais íntimos sem penetração vaginal, além de sexo oral e até mesmo anal. Na cabeça deles, continuam virgens. Mas, como não se previnem, ficam suscetíveis a doenças como gonorréia, sífilis, HPV, clamídia, herpes e tricomoníase. Já no Brasil, 80% dos adolescentes se dizem castos. Mesmo assim, já tiveram algum contato sexual. O risco de não contrair doenças, portanto, também é quase um milagre por aqui. Use as informações da revista como base para discutir como a luta para se manter puro até o casamento não evita, necessariamente, o contágio das DSTs. Já que dizem que os jovens só pensam naquilo, aproveite para explicar que é no cérebro que todo o processo sexual começa. E é nele que deve ser fixada uma idéia: camisinha tem que usar.
Providencie cópias do texto do quadro Entre quatro paredes (abaixo) e distribua para a turma. Levante dados sobre a aids disponíveis no site indicado no final deste plano para falar sobre a epidemia.
Atividades
Oriente a leitura da reportagem e destaque que os jovens americanos que prometem preservar a virgindade são sexualmente ativos, já que os contatos acontecem nas mucosas, tecidos epiteliais de revestimento interno. Como não são barreiras tão eficientes quanto a pele, as mucosas ficam bastante expostas. Na prática do