Ensino para jovens
A atmosfera é uma mistura de gases que se distribuem por três camadas diferentes: a troposfera, a estratosfera e ionosfera ou termosfera.O ozono existe na troposfera e na estratosfera.A maior parte do ozono (cerca de 90% do total existente na atmosfera) encontra-se e forma-se na estratosfera, a uma altitude entre os 15 a 50 km acima da superfície da Terra, com uma forte concentração a cerca de 25 km, constituindo o que se convencionou chamar a “Camada de ozono”. |
O restante existe na troposfera – ozono troposférico - onde, pelo contrário, os seus efeitos são prejudiciais à vida. É sobre eles que nos vamos debruçar.
DESENVOLVIMENTO
Uma atmosfera (do grego antigo: ἀτμός, vapor, ar, e σφαῖρα, esfera) é uma camada de gases que envolve (nem em todos os casos) um corpo material com massa suficiente.1 Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se agravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa. Alguns planetas consistem principalmente de vários gases e portanto têm atmosferas muito profundas (um exemplo seria os planetas gasosos).
O termo atmosfera estelar é usada para designar as regiões externas de uma estrela e normalmente inclui a porção entre a fotosferaopaca e o começo do espaço sideral. Estrelas com temperaturas relativamente baixas podem formar compostos moleculares em suas atmosferas externas. A atmosfera terrestre protege os organismos vivos dos raios ultravioleta e também serve como um estoque, fazendo com que o gás oxigênio não escape.
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Com 4878 quilômetros de diâmetro (0,382 vezes o da Terra), Mercúrio é o menor planeta do sistema solar. Mas também, é o mais rápido e o mais próximo do sol, do qual dista quase 59 milhões de quilômetros. Mercúrio não tem satélites e sua distância até a Terra é de 91 700 000 km (mínima) ou 218 900 000 km (máxima). A atmosfera nesse planeta é bastante rarefeita, contendo Sódio e Potássio.
Movimento: A rotação