Ensino Do Rugby No Meio Escolar
http://www.efdeportes.com/efd81/rugby.htm
Ensino do rugby no meio escolar
Treinador e Jogador de Rugby I Divisão (UTAD)
Formador da Escola de Treinadores da F.P.R.
Lic. Educação Física e Desporto (UTAD)
Mestre em Alto Rendimento Desportivo (COES)
Assistente Convidado do Departamento de Desporto da (UTAD)
Luís Miguel Teixeira Vaz lvaz@utad.pt irmaos.vaz@mail.telepac.pt
(Portugal)
http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 81 - Febrero de 2005
1/1
Introdução
As nossas escolas são locais privilegiados para a abordagem e prática de todos os desportos. O rugby como desporto colectivo não é excepção à regra, e enquanto matéria de ensino para a escola é excelente. As mudanças curriculares, bem como as necessidades e motivações dos jovens que frequentam as nossas escolas tornam-se cada vez mais importantes ao ponto de considerar que se torna importante por parte do professor de educação física, encontrar novas soluções e novas motivações no decorrer do processo de ensino-aprendizagem.
A prática do rugby na escola, à partida encontra-se "limitada" a pisos duros, o contacto, factor fundamental no processo de ensino - aprendizagem, terá que ser orientado para a educação de conduta de comportamento, por forma a garantir as condições de segurança individual e de grupo.
As formas adaptadas e propostas pela Federação Portuguesa de Rugby (F.P.R) para o ensino do rugby na escola privilegiam a circulação de bola e o reposicionamento constante dos jogadores, devendo ser evitado o confronto físico entre os alunos e o jogo deve ser entendido como um meio e não como um fim.
A proposta da FPR visa uma metodologia orientada para dois tipos de jogo adaptado. O "Jogo do
Bitoque Rugby" e o "Jogo da Azeitona" são jogos que permitem que o aluno codifique rapidamente as condutas de comportamentos tanto nas situações de ataque como de defesa. Isto porque no "Bitoque Rugby" o contacto é limitado ao toque simultâneo com as duas