Rugby
A INCLUSÃO DO RÚGBI NA ESCOLA
2 INTRODUÇÃO
No processo de ensino aprendizagem o professor de Educação Física deve proporcionar aos alunos experiências motoras diversificadas que as motivem a participarem das aulas. No entanto, as escolas podem apresentar uma série de obstáculos para o ensino to Rúgbi. Quanto a isto o professor deve prestar muita atenção para manter a segurança individual de seus alunos. As formas adaptadas e propostas pela Federação Portuguesa de Rúgbi(F.P.R) para o ensino do rúgbi na escola privilegiam a circulação de bola e o reposicionamento constante dos jogadores, devendo ser evitado o confronto físico entre os alunos e o jogo deve ser estendido como um meio e não como um fim.
3 JUSTIFICATIVA
O Rúgbi é uma modalidade desportiva que para além da alegria e prazer que dá a quem o pratica, favorece o desenvolvimento de valores educativos e sociais importantes, que colaborariam com o ensino aprendizagem, como a solidariedade, a disciplina, a camaradagem, o rigor, o espírito em equipes, facilitando a inclusão e realização pessoal.
4 PROBLEMATIZAÇÃO
O maior entrave para a inclusão do Rúgbi na escola é a falta de conhecimento dos profissionais quanto a modalidade. Ao assistir vídeo sobre o esporte, vemos muitas jogadas violentas, agressivas, o que remete as pessoas pensarem se seria viável a inserção desse esporte no âmbito escolar. Não que não existam formas de ensinar o rúgbi na escola, mais é um desafio.
5. HIPÓTESES
Supõe-se que o Rúgbi não é trabalhado como conteúdo curricular da Educação Física em função da falta de divulgação do esporte pela mídia. Acredita-se que na inserção do Rúgbi no conteúdo escolar da Educação Física. As escolas vão conhecer um esporte que contempla todos os tipos físicos. A pratica do Rúgbi, dentro das aulas de Educação Física poderá posteriormente, ser utilizada pelos alunos como uma alternativa de lazer durante o tempo livre.
6