Mundo globalizado
Segundo executivos entrevistados, a maioria considera o KM (gestão do conhecimento) um conceito gerencial, já a minoria considera como uma arma para poder de competição.
Diante de múltiplas respostas, os impactos da gestão do conhecimento nas empresas, os dois que mais se destacarão nos próximos anos são
- Ditar as empresas que serão vencedoras
- Longevidade das empresas
Alta gestão e RH serão os departamentos mais envolvidos.
A Tecnologia da informação (TI) tem como papel identificar e/ou desenvolver e implantar tecnologias e sistemas de informação que dêem apoio à comunicação empresarial e a troca de idéias e experiências, e fica em terceiro em relação aos departamentos envolvidos.
O estágio do KM nas empresas é bom pois uma boa parte aplica formalmente ou informalmente e muitos pretendem adotar.
Um dos principais benefícios do KM diante da pesquisa foi o “time-to-market” que tem a capacidade de tornar as decisões rápidas e eficazes. Além do melhor aproveitamento do conhecimento já existente, diferenciação em relação as demais empresas, otimização de processos, redução de custos e aumento de receita.
Os resultados do projeto KM devem ser considerados a médio e longo prazo, é necessário verificar as condições específicas de cada empresa e suas características de mercado, para depois observa-los.
O e-mail é considerado a ferramenta mais utilizada para repassar conhecimento e isso acontece pela sua simplicidade de utilização.
Diante dessas pesquisas torna-se claro a importância de aplicar a gestão do conhecimento no sistema de qualquer empresa pois tornará o conhecimento integrado e compartilhado por toda equipe, favorecendo o