Demonstrações contábeis
São Paulo
2010
Introdução.
As demonstrações contábeis são de extrema importância no mercado. A função de prestar informações permite a clareza e transparência do desenvolvimento da empresa como um todo. Por este a obrigatoriedade das demonstrações contábeis conforme a lei 6.404/76 que determina ao fim de cada exercício social a elaboração do Balanço Patrimonial, Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados, Demonstração das Mutações do Patrimônio Liquido, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração do Fluxo de Caixa, substituindo a DOAR, conforme as alterações da MP 449/09 na nova Lei 11.941/09. Junto a este a complementação de notas explicativas e quadros analíticos ou demonstrações contábeis para esclarecimento da situação patrimonial e resultado do exercício.
Demonstrações Contábeis Obrigatórias
A divulgação anual das demonstrações contábeis segundo a lei 6.404/76 representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas, conselho fiscal, conselho federal de contabilidade, fornecedores, clientes entre outros órgãos públicos e privados que atendam as estas informações.
Balanço Patrimonial
O balanço patrimonial e o equilíbrio entre duas partes de um lado o Ativo com bens e direitos a receber e do outro o Passivo com as obrigações e o Patrimônio Liquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos. Desde então com a reformulação da lei 11.638/07 jutamente com a MP 449/08, foi introduzido para a demonstração patrimonial que deve ser evidenciado tanto para o ativo quanto para o passivo a parcela que corresponde ao circulante da empresa e ao não circulante, onde antes se utlizava Sendo assim o metodo das partidas dobradas, onde para todo um debito tem-se um credito de mesmo valor, juntando as duas partes, obtém-se o balanço patrimonial, equilíbrio do patrimônio,